Estratégias interessantes para um e-commerce de sucesso
Compartilhar
Tecnologia e mercado

Estratégias interessantes para um e-commerce de sucesso

postado por

Agência Dream

Tradicionalmente, as vendas no e-commerce contam com o apoio de estratégias e ferramentas específicas. Portanto, se deseja começar no ramo ou já tem um certo posicionamento no mercado, sabe que os desafios são muitos.

Poderíamos citar vários, mas com certeza o maior deles é conquistar tráfego orgânico para a sua loja virtual. O volume de tráfego está diretamente ligado às estratégias de Marketing digital que você implementa. Portanto, no texto abaixo trazemos as principais ações para transformar seu e-commerce em um grande sucesso. Elas vão desde otimização de conteúdo para web até estratégias indicadas para o pós-venda e uso de softwares especializados em gestão de clientes, confira.



Vendas no e-commerce: principais estratégias
O marketing digital é feito a partir de pesquisas de mercado que dão dados e informações precisas como base para estratégias.
Medidas como anunciar no Google Ads e realização de marketing de conteúdo precisam se apoiar em informações precisas, tais como:

Pesquisas populares;
Interesse do público-alvo;
Localização de leads e clientes;
Interações.

Com isso em mente, confira agora as principais estratégias para alavancar vendas no e-commerce.

E-mail marketing
O e-mail é uma ferramenta de comunicação digital que precisa continuar sendo explorada.
Por mais que, na atualidade, as redes sociais e os sites dominem o marketing digital, enviar conteúdo personalizado para a base de clientes continua sendo vantajoso. O e-mail marketing é ótimo para direcionar ofertas de acordo com o perfil do cliente, além de dar a possibilidade de produzir conteúdo especial, como newsletters.

SEO
A otimização de conteúdo para a web é de suma importância, pois garante que ele alcance o maior número de pessoas. As técnicas de SEO (sigla em inglês para “otimização para mecanismos de busca”) servem para fazer essa otimização. Alguns fatores determinantes são o uso de palavras-chaves de alta densidade, produção de conteúdo totalmente original e adição de imagens e vídeos ao conteúdo escrito.

CRM
CRM é o Customer Relationship Manager, um software focado na gestão dos dados e atendimento dos clientes. Conforme dito anteriormente, o desenvolvimento de estratégias de marketing digital necessita de dados como base. A segmentação bem-sucedida de uma campanha de Instagram Ads, por exemplo, passa pela captação e organização de informações dos clientes. O volume de referências tende a aumentar de acordo com a quantidade de leads cadastrados. Por isso, o CRM se faz necessário.

Ter a possibilidade de hierarquizar as informações de um grande número de perfis otimiza todos os processos de venda de uma empresa. Velocidade é vital para aumentar as vendas no e-commerce.

Pós-vendas
Suponha que você aplicou as estratégias listadas aqui e conseguiu fazer várias conversões. Essa é a hora de marcar uma última presença diante do cliente recém-convertido para incentivá-lo a seguir comprando com você. O marketing pós-venda é vital para fidelizar os clientes de primeira viagem e consolidar a empresa como uma instituição verdadeiramente interessada no bem-estar deles.

Peça feedbacks sobre o produto e o atendimento, continue enviando ofertas que possam interessar a base de clientes e aprimore as campanhas de como funciona o Facebook Ads.

Remarketing
O remarketing é ideal para o exato oposto do que foi detalhado no tópico acima: alcançar os leads que consumiram seu conteúdo, mas por algum motivo não realizaram compras. Essa estratégia consiste em segmentar os mesmos anúncios mais uma vez para esses leads. O Facebook e o Google Adwords são duas das ferramentas adequadas para aplicar esse tipo de estratégia.

Mensure os resultados das vendas no e-commerce
Quando uma ação de marketing digital é aplicada, acompanhar as métricas de desempenho é de extrema importância. Nem sempre uma campanha vai dar certo em uma primeira tentativa. Por vezes é preciso aprimorá-la, alterar a segmentação, analisar as reações do público e estudar o que pode ser mudado. A mensuração de resultados serve para que a empresa tenha noção do impacto que cada estratégia teve.

Taxa de cliques, tempo de permanência na página, número de compartilhamentos e volume de conversões são algumas das métricas próprias para fazer essa mensuração. Lembre-se, essa análise tem que ser feita ao longo da implementação da campanha e não somente quando ela chega ao final.

Vender pela internet exige paciência.
Abrir um e-commerce representa toda uma nova gama de oportunidades. Mas, isso não significa que seja uma tarefa fácil ou imediata. A princípio, pode parecer que fazer vendas no e-commerce é bem mais simples do que cuidar de um estabelecimento físico. Isso é verdade, já que os gastos administrativos são menores. Mas, por outro lado, os resultados podem demorar mais para chegar. Portanto, seja paciente, aplique as estratégias mostradas neste texto e colha os frutos do seu esforço.

Comente


Trabalhos relacionados